logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

O ciclo vicioso dos pesticidas

O ciclo vicioso dos pesticidas

O ciclo vicioso dos pesticidas

As empresas europeias exportam grandes volumes de pesticidas para o Mercosul, destruindo florestas, deslocando povos indígenas e agricultores, e envenenando as populações locais. Estas substâncias perigosas regressam ao prato dos consumidores europeus. Felizmente, os cidadãos estão a reagir e a pressionar os governos para quebrar este ciclo.

O grupo de esquerda no Parlamento Europeu convidou a Profª Larissa Mies Bombardi da Universidade de São Paulo a apresentar o seu novo estudo “Geografia da Assimetria, Círculo de Veneno e Colonialismo Molecular na Relação Comercial entre o Mercosul e a UE”, que ilustra aquelas relações destrutivas que o tratado negociado entre as duas regiões não iria mudar, mas sim reforçar.

Foi assim que o grupo do Parlamento Europeu GUE-NGL apresentou um estudo que evidencia os perigos que o acordo UE-Mercosul pode representar para a saúde pública.

Na TROCA temos salientado os riscos que este acordo tem representado a muitos outros níveis (ambiental, social, económico, etc.) e já tínhamos referido outro importante estudo da Profª Larissa Mies Bombardi, forçada a exilar-se do Brasil devido à sua coragem, também sobre este assunto.

Trata-se de uma razão acrescida para assinar a petição contra o Acordo Comercial UE-Mercosul, pela Democracia, Ambiente e Saúde.