logo Troca linha TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo

O Tratado da Carta da Energia pode prolongar a era fóssil na Europa

O Tratado da Carta da Energia pode prolongar a era fóssil na Europa

O Tratado da Carta da Energia pode prolongar a era fóssil na Europa

Os jornalistas da Investigate Europe investigaram aprofundadamente o Tratado da Carta da Energia (TCE) sob diversos ângulos e publicaram artigos em diversos países da UE.

O Tratado da Carta da Energia é um tratado quase desconhecido, que protege o investimento estrangeiro no sector da energia. Ele permite que investidores estrangeiros exijam milhares de milhões de indemnização dos estados signatários perante tribunais de arbitragem internacionais, quando as empresas se sentem prejudicadas pelas políticas energéticas ou climáticas dos estados. Só as empresas podem processar os Estados, nunca o inverso. Além disso, o articulado do tratado é extremamente vago e, portanto, torna-se uma porta aberta para benefício dos investidores. Além disso, os tribunais de arbitragem têm lugar à porta fechada, como tribunais secretos e, por vezes, a existência dos processos nem sequer é tornada pública.
Saiba mais sobre como este tratado pode bloquear os objectivos climáticos da Europa: https://www.investigate-europe.eu/en/…

Vídeo original: https://www.youtube.com/watch?v=3ViVj…
Direcção de arte e design gráfico de movimento: Alexia Barakou
Design de som: Aris Athanasopoulos
Narração: Pavlos Zafiropoulos
Produzido por Reporters United (Atenas, Grécia)