logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Os segredos sujos do Tratado da Carta da Energia

Os segredos sujos do Tratado da Carta da Energia

Os segredos sujos do Tratado da Carta da Energia

O que que é o Tratado da Carta da Energia? Porque é que é a maior ameaça ao combate às alterações climáticas na Europa? Porque é que estabelece um sistema de justiça paralela de âmbito privado a que os estados se submetem? Porque é que é urgente abandonar este tratado?

Todas estas questões, e muitas outras, encontram-se respondidas na página “Os segredos sujos do Tratado da Carta da Energia”. A TROCA elaborou a tradução portuguesa da página “ECT’s dirty secrets”, e disponibiliza a tradução na esperança de que contribua para o esclarecimento a respeito do tratado internacional que mais ameaça a luta contra as alterações climáticas.

A TROCA recomenda a visualização da página Os segredos sujos do Tratado da Carta da Energia, mas também a partilha e difusão da mesma por todos os interessados, com particular destaque para as pessoas ou colectivos que mais se preocupam com o combate às alterações climáticas, o combate à extracção ambientalmente insustentável de combustíveis fósseis, ou o combate às soluções de justiça privada que esvaziam a Democracia, como é o caso dos sistemas ISDS.

Todos juntos seremos capazes de garantir que Portugal abandona este tratado sujo.