No âmbito do novo ciclo parlamentar, a TROCA solicitou audiência sobre o Comércio Internacional Justo a vários Grupos Parlamentares. No dia 12 de Junho de 2024, na Assembleia da República, teve lugar a reunião com o PS, tendo a TROCA sido recebida pelo deputado José Rui Cruz da Comissão de Ambiente e Energia e por José Carlos Barbosa da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação.
A TROCA começou por saudar a posição do PS sobre a saída de Portugal do Tratado da carta da energia (TCE). Informou de seguida sobre os temas em que a TROCA actualmente se foca, a saber: o ISDS, o Acordo UE-Mercosul e o Regulamento anti-desflorestação, procurando também acompanhar o processo de “Devida Diligência”. Foram ainda expostos os posicionamentos da TROCA em relação ao Comércio Internacional.
O PS informou que as questões ambientais e laborais são de bandeira para o PS.
Mostraram-se sensíveis aos argumentos apresentados pela TROCA relativamente aos efeitos decorrentes de diferentes normas e assimetrias no que diz respeito ao tema do UE-Mercosul. Consideraram que a Directiva de Devida Diligência vai ao encontro da agenda de trabalho digno proposta pelo PS.
Relativamente ao tema do ISDS, o PS está a par do primeiro caso que actualmente decorre contra Portugal.
A TROCA conclui que a reunião foi bastante positiva e construtiva e agradece ao PS por ter aceite o pedido da TROCA, ter disponibilizado o seu tempo na construção de diálogo, mostrado abertura e solicitado continuidade para eventuais futuras convergências quanto ao Comércio Internacional Justo.