logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Veganos e criadores de gado lado a lado?

Veganos e criadores de gado lado a lado?

Veganos e criadores de gado lado a lado?

Os defensores dos direitos dos animais e os produtores agropecuários portugueses enfrentam uma ameaça comum. Essa ameaça é o acordo UE-Mercosul.

A razão é a mesma. A legislação relativa ao bem-estar animal é muito menos exigente na América do Sul do que na União Europeia. Um acordo que encoraje o comércio entre os blocos vai transformar a menor exigência da legislação sul-americana numa poderosa vantagem competitiva.

Isto prejudica os produtores agropecuários portugueses pois terão menos capacidade de competir com a carne barata vinda do outro lado do Atlântico. Muitos irão falir.

Mas esta falência não deverá agradar aos defensores dos direitos dos animais, já que ela surge na medida em que uma maior proporção da carne consumida será produzida com ainda menos consideração pelo bem-estar animal. Acrescidamente, a redução dos custos de produção da carne poderá conduzir a um aumento do consumo.

O CETA, por si só, irá provocar uma dinâmica semelhante à descrita, mas em menor grau. O acordo UE-Mercosul poderá estar associado a volumes de transacção muito superiores no que diz respeito à actividade pecuária.

Assim sendo, defensores dos direitos dos animais e produtores agropecuários na UE deveriam, lado a lado, alertar a sociedade para os perigos que este acordo representa.