logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Ajuda-nos a decidir o vencedor!

Ajuda-nos a decidir o vencedor!

Ajuda-nos a decidir o vencedor!

As empresas multinacionais são diferentes das restantes empresas. Elas conseguem esquivar-se à responsabilização por crimes contra os direitos humanos jogando com as diferentes jurisdições dos países onde operam, garantindo uma impunidade excepcional.

Por outro lado, as empresas multinacionais têm acesso a um sistema de justiça privada que lhes permite obter indemnizações quando os estados aprovam leis para proteger o ambiente, a saúde, ou outros objectivos de interesse público, que afectem os seus lucros presentes ou futuros.

Mas nem todas as multinacionais são iguais. Algumas, seja porque razão for, fizeram um uso mais abusivo destas ferramentas do que outras. Vale a pena conhecer estas histórias.

Um conjunto de activistas em toda a Europa, que quer pôr fim a estes privilégios, decidiu oferecer o “Prémio Piaçaba de Ouro” à empresa que tiver usado estas ferramentas da forma mais escabrosa, indecente e revoltante. Foram nomeadas 10 empresas finalistas, mas precisamos da tua ajuda para decidir a grande vencedora: por favor vota na empresa que, na tua opinião, fez um pior uso destes privilégios injustos.

A eleição  irá decorrer até Janeiro, e as votações podem ser realizadas na página original (em inglês) ou nesta página traduzida para português.

ISDS - PRÉMIO DO PIAÇABA DE OURO

O piaçaba é uma alusão à forma suja como são mantidos estes sistemas injustos, e à necessidade de “limpar” o sistema de comércio internacional. Mas não será apenas a empresa contemplada com este prémio que precisará de fazer limpezas profundas: é urgente acabarmos com estes privilégios injustos para pôr fim aos abusos relatados e muitos mais.

Apelamos ainda a que peças a um amigo ou conhecido que vote também.