logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

Bolsonaro desesperado pelo acordo UE-MERCOSUL

Bolsonaro desesperado pelo acordo UE-MERCOSUL

Bolsonaro desesperado pelo acordo UE-MERCOSUL

Apesar do acordo UE-MERCOSUL poder ser muito prejudicial para a América do Sul (na medida em que acentuará assimetrias e aprisionará a economia destes países a uma maior dependência do sector primário), ele poderá beneficiar consideravelmente algumas das pessoas mais poderosas do Brasil, nomeadamente os maiores latifundiários.

Esta circunstância pode ajudar a explicar o desespero do Presidente Jair Bolsonaro em assegurar que o acordo UE-MERCOSUL seja ratificado pelas instituições europeias. Neste momento, o Presidente brasileiro está à procura de deputados europeus, tentando persuadi-los a reconsiderar a sua oposição ao acordo.

A ironia neste caso é que as suas políticas e comunicados tornaram mais visíveis e claras as ameaças que o acordo UE-MERCOSUL representa para o meio ambiente e para os Direitos Humanos. Se Bolsonaro tivesse sido mais subtil no seu desdém pelos povos indígenas e pela Natureza, seria muito mais difícil persuadir a população e os agentes políticos a respeito dos perigos que este acordo representa.