A TROCA na Marcha do Clima

Vários movimentos, associações, e colectivos (em que a TROCA se inclui) que têm estado empenhados na luta existencial pela justiça climática consideram essencial que Portugal mantenha uma participação activa neste movimento mundial. A viabilidade material de um futuro com estabilidade climática não poderá ser alcançada sem uma modificação fundamental do nosso sistema produtivo, energético, de transportes, alimentação, florestas, entre outros – e o comércio internacional faz parte desta equação.

Nesse contexto, estes movimentos apelaram à participação na Marcha Mundial do Clima, no dia 27 de Setembro, que em Lisboa partiu do Cais do Sodré, pelas 15h30, em direcção ao Rossio.

A TROCA participou na Marcha, durante a qual informou os participantes a respeito da existência do ISDS, dos perigos que representa para as lutas ambientais, tendo também distribuído material informativo apelando à participação na petição “Direitos humanos primeiro! Justiça igual para todos!”, ou a comunicar ao Secretário de Estado da Energia João Galamba a necessidade urgente de Portugal abandonar o Tratado Carta da Energia em nome da luta contra as alterações climáticas. A TROCA teve ainda oportunidade de responder a uma curta entrevista da RTP.

Manifestação para o Clima 2019 - sara_entrevista

Chegados ao Rossio, várias das organizações envolvidas fizeram curtas intervenções. Foi este o caso da TROCA:

A Marcha do Clima terminou por volta das 18h, tendo sido marcada por uma extraordinária adesão e vivacidade.

Horas depois teve início a ocupação do espaço da Avenida Almirante Reis em frente ao Banco de Portugal, com o objectivo de pressionar o poder político e de sensibilizar a população para a necessidade de transformações disruptivas e radicais para evitar tragédias catastróficas e perdas irrecuperáveis. Alguns elementos da TROCA participaram também nesta acção.

Manifestação para o Clima 2019 - ocupação Almirante ReisManifestação para o Clima 2019 - ocupação Almirante Reis