logo Troca linha TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo

428 cientistas e líderes climáticos apelam ao abandono do TCE

428 cientistas e líderes climáticos apelam ao abandono do TCE

428 cientistas e líderes climáticos apelam ao abandono do TCE

Quatrocentos e vinte e oito cientistas assinaram uma carta aberta aos estados signatários do Tratado da Carta da Energia, apelando a que se retirem deste tratado. Afirmando que o tratado é um importante obstáculo a uma transição energética que evite a dependência dos combustíveis fósseis, a carta dá exemplos concretos de como o tratado é usado para proteger as indústrias de combustíveis fósseis e extorquir o erário público de forma inaceitável.

Além de pedir o abandono do tratado, a carta aberta também pede aos países que façam um acordo entre si para evitar a cláusula de caducidade do tratado (o acordo prevê que um país que o abandone continua sujeito aos seus termos durante 20 anos), e que se ponha fim à tentativa de expansão do Tratado da Carta da Energia.

A carta inclui nomes tais como Olivier De Schutter, Sandrine Dixson-Declève, Rachel KyteThomas Piketty, bem como vários nomes portugueses (tais como Angela Morgado, Filipe Duarte Santos e Jorge Palmeirim), entre muitos outros.

A notícia intitulada “O obscuro acordo energético que ameaça o Pacto Verde da UE” relata esta iniciativa e contextualiza-a. Infelizmente, a notícia não aborda informação extremamente relevante relativa à contabilização do volume de emissões protegido.